quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Manta de Retalhos


Portugal, que já foi potencia mundial, é um país onde os genes que a engrandeceram na História Mundial viajaram com as caravelas do Infante D.Henrique. Ficou este rectângulo e mais uns nacos de terra no meio do oceano onde se grita por autonomia e mais dinheiro do continente. Os que ainda cá estão cantam o seu fado lamuriando o facto de nascerem e viverem neste país sem capacidades e futuro. Somos o país da Europa que menos sentiu a crise que toda gente fala mas o que mais se queixa.

Mas será que este pedaço pequeno de terra é tão mau? Os ingleses vieram para a zona do Douro, Trás-os-Montes e o Minho e ainda cá continuam . O Vinho do Porto, Património Mundial, é dominado pelos “bifes” e a Rainha e o próprio primeiro ministro britânicos continuam a fazer férias nas suas mansões situadas nestas regiões. Os espanhóis foram adquirindo firmas portugueses mantendo muitas vezes o mesmo nome comercial, invadindo centro comerciais e dominando o sector de serviços. E não querendo ficar por aqui , vieram provar aos minhotos que aquelas terras que ninguém queria podiam ser cultivadas , tornando-as na maior plantação de kiwis da Europa. Os porcos das celebres “Pata Negra” (marca portuguesa sabiam?? ) são criados no Alentejo e o vinho Alvarinho é um vinho exclusivo galego…

Os neo-zelandeses também vieram comprar terras nas encostas do Douro e fazem excelentes vinhos. E aquele deserto que ninguém cria chamado Alentejo, foi “comprado” pelos holandeses e alemães que viram um excelente oportunidade de negócio criando quintas fabulosas e rentáveis. O Algarve já há muito tempo que não é nosso pois já é difícil falar a nossa língua

Todos os estrangeiros que nos visitam ficam maravilhados com o nosso país: a paisagem, o clima, a comida, o acolhimento,…mas todos dizem que somos um povo triste.

Talvez um dia acordemos e vejamos as coisas que nos rodeiam de uma forma positiva… só que nessa altura nada será nosso.

Sem comentários: