terça-feira, 23 de setembro de 2008

Em Nome do Senhor

É espantoso o que é possível acontecer em alguns pontos do globo. Apesar de uma imagem de progresso e tecnologia existem aí muitas mentalidades que não evoluíram ou bloquearam totalmente.

Um dos negócios (porque a maioria das vezes é um negócio) mais antigos e lucrativos é a Religião. Foi isso que virão os clubes de futebol que chamam Catedrais aos seus estádios. Com o tempo as pessoas aborreceram-se com as missas da Igreja Católica, que se esqueceu de reinventar, e alguns chicos espertos viram a deixa com isso começaram a aparecer Igrejas de tudo e mais alguma coisa que nunca se esquecem de pedir aos fieis o pagamento da dizima. Para credibilizar a causa não há nada como ter actores, políticos e tipos ricos a pertencer à irmandade para contribuir fortemente e apanhar mais uns papalvos na rede.
Mas se nos custa entender as razões que levam as pessoas a aderir a estas religiões é mais preocupante entender aqueles que aderem a seitas em que alguns malucos acordam de manhã e dizem. "Eu sou Jesus Cristo." E se alguns duvidam respondem."Não acreditas na palavra do Senhor?" ."Sim,claro"; "Então acreditas em mim, pois sou Jesus"; "Pronto, está bem." E logo é passada a palavra de boca em boca não faltando gente para aderir. Claro que por vezes existem desconfianças:"É pá este Jesus não é o mesmo que me falas-te a semana passada? Não? E este vive mais perto do que o outro que eu não gosto de andar muito? Então está bem, eu alinho e levo as sandes".Claro que estes "Messias" são loucos mas não são parvos e vão logo benzer as fêmeas do seu rebanho, com a aprovação dos maridos que não cabem de contentes pela preferência do mestre e dos filhos que ele deu a gerar. Vão viver para um quinta num terreno isolado para ninguém das autoridades os chatear muito e se tal acontecer, dizem aos fieis que o mundo vai acabar amanhã e convém matarem-se já para não sofrerem muito. No dia seguinte o mestre vai-se embora bem vivinho , ao contrário dos outros, levando os pertences deixados e abre uma nova igreja noutro lado.

Sem comentários: